Na tarde de 19 de julho, a Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais da OAB, Subseção de Balneário Camboriú, esteve presente na apresentação do Programa ReabilitaCão, realizada no Complexo Prisional de Itajaí.
Sob a coordenação estadual da Policial Penal, Bruna Roberta Wessner Longen, o projeto, iniciado em 2020, foi oficialmente incorporado, em 2024, como um Programa do Departamento da Polícia Penal.
Este programa oferece aos detentos do regime semiaberto a oportunidade de participar de aulas de adestramento canino, auxiliar de veterinário, e de banho e tosa. A iniciativa visa a ressocialização dos detentos e sua reintegração ao mercado de trabalho, permitindo-lhes cuidar de cães abandonados e vítimas de maus-tratos na região de Itajaí.
Ao longo dos anos, o ReabilitaCão tem sido amplamente reconhecido, destacando-se na 27ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria bem-estar animal, prêmio este criado pela ONU em 1993.
Os membros da Comissão parabenizam o projeto, que não apenas promove o resgate de animais abandonados, mas também contribui significativamente para a ressocialização dos presos. O evento foi marcante, especialmente com o depoimento emocionante do primeiro preso a participar do projeto, cuja vida foi transformada positivamente graças à iniciativa.